quinta-feira, 23 de julho de 2009

Jovens, deem espaço à oração em suas vidas!


O caminho rumo à grande esperança
(Trecho da mensagem do Papa Bento XVI para a XXIV JMJ)


Assim como um dia encontrou o jovem Paulo, Jesus deseja encontrar também cada um de vós, queridos jovens. Sim, antes de ser um desejo nosso, este encontro é um desejo profundo de Cristo.


Mas alguns de vós poderiam perguntar: “Como posso eu, hoje, encontrá-Lo?” Ou também: “De que modo Ele se aproxima de mim?” A Igreja ensina que o desejo de encontrar o Senhor já é fruto da Sua graça.


Quando na oração expressamos a nossa fé, também na obscuridade já O encontramos porque Ele se oferece a nós. A oração perseverante abre o coração para O acolher, como explica Santo Agostinho: "O Senhor nosso Deus quer que nas orações se exercite o nosso desejo, de modo que nos tornemos capazes de receber o que Ele pretende dar-nos" (Cartas 130, 8, 17).


A oração é dom do Espírito, que nos torna homens e mulheres de esperança, e rezar mantém o mundo aberto a Deus (cf. Encíclica “Spe salvi”, 34).
Dai espaço à oração na vossa vida! Rezar sozinho é bom, mas ainda melhor e mais proveitoso é rezar juntos, porque o Senhor garantiu que está presente onde estiverem dois ou três reunidos no seu nome (cf. Mt 18, 20). Existem muitas formas de nos familiarizarmos com Ele; existem experiências, grupos e movimentos, encontros e itinerários para aprender assim a rezar e a crescer na experiência da fé.


Participai na liturgia nas vossas paróquias e alimentai-vos abundantemente da Palavra de Deus e da participação ativa nos Sacramentos. Como sabeis, ápice e centro da existência e da missão de cada crente e comunidade cristã é a Eucaristia, sacramento de salvação na qual Cristo se faz presente e doa como alimento espiritual o Seu próprio Corpo e Sangue para a vida eterna.

Nenhum comentário: